quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Cabelo sujo, oleosidade mito? Co-wash e Sulfato Parte I

Oi, oi pessoal,

Mito? Sim, mito, só pode ser. Muitas pessoas reclamam do Cowash (Técnica do "Sem Shampoo"), como técnica que não limpa o cabelo, técnica que deixa o couro cabeludo sujo e até faz "sair água preta". Irei agora explicar do meu ponto de vista. O sulfato deixa o cabelo ressecado, além de retirar as impurezas do cabelo, ele retira também a oleosidade natural dos fios.  Muitas pessoas confundem limpeza com a sensação do cabelo totalmente seco e ressecado.

 Ora, quando nosso cabelo fica sem lavar, além das impurezas, sujeiras do ambiente, que são muitas vezes determinados pelo ambiente em que estamos, como centro urbanos, que possuem grande poluição de gases e industriais. Além das impurezas, nosso couro cabeludo produz oleosidade natural, para que se mantenham hidratados. Ao utilizar shampoo com sulfato as sujeiras e também a oleosidade é retirada por completo. Ficamos então satisfeitas (os) com a quantidade de espuma realizada, porque acreditamos que estamos fazendo uma boa limpeza. MAS não é apenas o componente Sulfato que está fazendo isso.

Aí, então nos deparamos com um produto cujo nome, é Co-wash ou nos deparamos com um produto cujo rótulo não diz que a finalidade é Co-wash, mas então vamos a composição e vemos que o produto é livro de parafina, petrolatos, óleos minerais insolúveis e possui uma composição simples, logo atribuímos a ela a capacidade de realizar uma higiene em nosso couro cabeludo!

 Então, surge as críticas que o Co-wash não limpa, que ainda sentes o couro cabeludo ou o cabelo oleoso. Mas aí, não se para analisar que o Cowash não possui Sulfatos, e alguns contam que uma quantidade de um componente limpante, que muitas vezes é o  Cocamidopropyl Betaine . Ele não irá realizar uma limpeza tão brusca, forte como o Sulfato, más sim irá HIGIENIZAR na medida, e caso sintas ainda a necessidade pode realizar o processo novamente. IMPORTANTE também frisar que o Cowash é uma técnica que não é só indica para pessoas com cabelo crespos, ondulados, mas sim também para todo o tipo de cabelo. Mas vale ressaltar, que caso você tenha algum problema no couro cabeludo, como caspa, seborreia, e outras doenças do folículo piloso é interessante verificar com o seu dermatologista a indicação de produtos que tratam da doença. Não é possível obter resultados de certos tratamentos, quando há fungos, doenças, inflamações instaladas, pois o funcionamento não está saudável, não dá para notar diferenças, e o quadro pode até piorar, por conta da teimosia.

Concluindo, cabelo sujo e oleoso por conta do Cowash é um mito, as pessoas se enganam com resultados, e se acostumaram por muito tempo com a indústria e com comerciais do tipo "Esfrega, esfrega, esfrega, vai fazendo ESPUMA, gostoso pra ." Que remete a ideia de que para limpar tem que fazer espuma... Bom, não. A limpeza não é a espuma, mas sim o couro cabeludo visivelmente limpo.

Espero que tenham entendido,

Qualquer coisa pode mandar comentários, sugestões e críticas.

Um beijo, um abraço e até a próxima!