quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Cabelo sujo, oleosidade mito? Co-wash e Sulfato Parte I

Oi, oi pessoal,

Mito? Sim, mito, só pode ser. Muitas pessoas reclamam do Cowash (Técnica do "Sem Shampoo"), como técnica que não limpa o cabelo, técnica que deixa o couro cabeludo sujo e até faz "sair água preta". Irei agora explicar do meu ponto de vista. O sulfato deixa o cabelo ressecado, além de retirar as impurezas do cabelo, ele retira também a oleosidade natural dos fios.  Muitas pessoas confundem limpeza com a sensação do cabelo totalmente seco e ressecado.

 Ora, quando nosso cabelo fica sem lavar, além das impurezas, sujeiras do ambiente, que são muitas vezes determinados pelo ambiente em que estamos, como centro urbanos, que possuem grande poluição de gases e industriais. Além das impurezas, nosso couro cabeludo produz oleosidade natural, para que se mantenham hidratados. Ao utilizar shampoo com sulfato as sujeiras e também a oleosidade é retirada por completo. Ficamos então satisfeitas (os) com a quantidade de espuma realizada, porque acreditamos que estamos fazendo uma boa limpeza. MAS não é apenas o componente Sulfato que está fazendo isso.

Aí, então nos deparamos com um produto cujo nome, é Co-wash ou nos deparamos com um produto cujo rótulo não diz que a finalidade é Co-wash, mas então vamos a composição e vemos que o produto é livro de parafina, petrolatos, óleos minerais insolúveis e possui uma composição simples, logo atribuímos a ela a capacidade de realizar uma higiene em nosso couro cabeludo!

 Então, surge as críticas que o Co-wash não limpa, que ainda sentes o couro cabeludo ou o cabelo oleoso. Mas aí, não se para analisar que o Cowash não possui Sulfatos, e alguns contam que uma quantidade de um componente limpante, que muitas vezes é o  Cocamidopropyl Betaine . Ele não irá realizar uma limpeza tão brusca, forte como o Sulfato, más sim irá HIGIENIZAR na medida, e caso sintas ainda a necessidade pode realizar o processo novamente. IMPORTANTE também frisar que o Cowash é uma técnica que não é só indica para pessoas com cabelo crespos, ondulados, mas sim também para todo o tipo de cabelo. Mas vale ressaltar, que caso você tenha algum problema no couro cabeludo, como caspa, seborreia, e outras doenças do folículo piloso é interessante verificar com o seu dermatologista a indicação de produtos que tratam da doença. Não é possível obter resultados de certos tratamentos, quando há fungos, doenças, inflamações instaladas, pois o funcionamento não está saudável, não dá para notar diferenças, e o quadro pode até piorar, por conta da teimosia.

Concluindo, cabelo sujo e oleoso por conta do Cowash é um mito, as pessoas se enganam com resultados, e se acostumaram por muito tempo com a indústria e com comerciais do tipo "Esfrega, esfrega, esfrega, vai fazendo ESPUMA, gostoso pra ." Que remete a ideia de que para limpar tem que fazer espuma... Bom, não. A limpeza não é a espuma, mas sim o couro cabeludo visivelmente limpo.

Espero que tenham entendido,

Qualquer coisa pode mandar comentários, sugestões e críticas.

Um beijo, um abraço e até a próxima!

sábado, 30 de julho de 2016

Pouco Shampoo, Nenhum Shampoo e Co Wash.

Oi, Oi pessoal!

Venho aqui dizer sobre técnicas, ou melhor, rotinas que muitas cacheadas/crespas/lisas/onduladas seguem a fim de evitar certas substâncias, compostos como Sulfatos, parafina, petrolato, óleos minerais que de certa forma causa efeito "mascarado" nos cabelos como no caso da parafina líquida, e causam ressecamento como no caso de Sulfato, que é um componente muito utilizado para produzir além de Shampoo, produtos que tenham finalidade de produzir "espuma" e por isso, que tão disseminadamente muitas pessoas aderem o fator positivo á um Shampoo, por ele fazer muita espuma, e um fator negativo se ele não fizer, ou seja, "Ele não é bom"; "Ele não limpa".

Isso aprendemos com até nossas próprias mães, que o Shampoo bom é aquele que faz espuma. Mas não necessariamente, Shampoo BOM é aquele que cumpre o papel de HIGIENIZADOR, por isso além da técnica criada por Lorraine Massey criadora também da marca Deva Curl ®  na qual se popularizou em seu livro Curly Girl, podemos lavar o cabelo, ou melhor, higienizar sem usar Shampoo, usando um Condicionador que cumpra o papel, ou seja, aderido o poder de limpar os cabelos. Irei explicar melhor a seguir o que cada um desses nomes, e formas de se usar, aderir a sua rotina capilar.

Pouco Shampoo


Anteriormente esta técnica era ouvida, entendida e pronunciada como Low Poo ® até mais ou menos um mês, porém a Deva Curl ® oficialmente em redes sociais declarou que não deveria mais referir a técnicas estas sitando este "santo nome" pois, é uma marca agora, antes, bem antes, registada da Deva. Enfim, isso não interessa agora, pois entendo isso como "fins lucrativos" e de uma massa que pensa em "lucros" e não está se importando com o impacto que trará a certas pessoas, pois um nome tão simples, ser patenteado como "Marca" pois Low em inglês é Pouco , e Poo é somente uma abreviação do Shampoo, então qualquer pessoa pode falar isso, mas a Deva entende que só pode-se falar socialmente em redes, referindo a seus "santos produtos". 


Ok, agora, vamos prosseguir. 


A técnica Pouco Shampoo consiste em não usar Shampoo's com sulfatos fortes na composição, o que pode ser muito bem substituído por um anfótero limpante, como o famoso Cocoamidepropyl Betaine.  Esses sulfatos, você pode consultar sua lista de proibição na lista completa no Google Docs, mas eu deixei abaixo uma lista de Shampoos que são liberados para essa técnica.  Diferente da técnica Nenhum Shampoo, o  Pouco Shampoo permite o uso de silicones insolúveis em água, diferente da Nenhum Shampoo, pois como, já não há agentes limpantes possíveis em produtos para remover a parafina, o silicone o mesmo é proibido.  Logo, a técnica Pouco Shampoo admite o uso de sulfato 'leve' esporadicamente. 


Lista Composição de produtos proibidos





Nenhum Shampoo

Anteriormente essa técnica era ouvida e pronunciada como No Poo®  o que há alguns dias, ou semanas já não é mais. Medidas tomadas pela empresa Deva. Enfim, essa técnica, ou rotina, consiste em não usar nenhum Shampoo ou seja, abolir eu uso, nesse caso não é admitido que se utilize nenhum tipo de Sulfato, muito menos o mais leve.  Além de abolir todos os produtos, que contenham parafinas, óleos minerais, petrolatos, pois como não há o Sulfato que poderia remover essas impurezas que são insolúveis em água, esses componentes irão ficar alojados nos fios, pois não é solúvel em água.

´
Para quem segue essa rotina, o aconselhável e mais praticado é a compra de higienizadores sem Surfactantes para a limpeza dos fios, como oleosidade, sujeiras, poluição e etc.   Então se usa o método do Co-Wash lavar as madeixas com uma espécie de condicionador, porém sua função não é em si "condicionar" mas sim de higienizar seu couro cabeludo.

Resumindo então:

1. Se corta totalmente a presença do Sulfato nos produtos.
2. Se corta totalmente a presença de Silicones, parafinas, óleos minerais.


A lista dos componentes proibidos é a mesma anteriormente citada. Abaixo alguns produtos para quem segue a rotina Nenhum Shampoo.



* Possíveis perguntas e inquietações


1. O que é Co Wash?


Co Wash é uma técnica de se lavar o cabelo sem Shampoo, sendo ele Sulfate-free ou não, isso não importa, o uso de Shampoo é abolido nessa técnica. Ela é mais destinada para pessoas com cabelos cacheados á crespos, do tipo 3A até 4C. Porquê? Porque, simplesmente o Shampoo e até os Shampoos Sulfate-free podem ressecar o cabelo, por agredirem muito. Nesse caso um condicionador, ou um creme de composição muito simples, pode realizar um limpeza muito agradável se aderido junto ao processo a massagem ao couro cabeludo, que tem por fim, soltar ainda mais as impurezas no couro cabeludo. Interessante, que hoje as empresas de cosméticos estão dando mais atenção a essa necessidade e criando produtos que sejam destinados ao Co Wash.

2. Porque eu devo seguir estas técnicas?


Primeiramente, você, não é obrigado seguir a nada, mas caso, você perceba que o uso de tais componentes fazem mal ao cabelo, e que muitas vezes podem piorar o estado em que se encontra, de ressecado para mais ressecado, de poroso para mais poroso, você deve repensar nos componentes que estão presentes nos produtos que você anda utilizando. Da mesma forma que preocupamos com a nossa saúde, não vamos ingerir venenos a fim de preservar ela, da mesma forma com o nosso couro cabeludo e nosso cabelo devemos ter tal preocupação. Os resultados são satisfatórios.


3. Aonde eu encontro lojas especializadas que vem esses produtos?

Não estou sendo paga, muito menos recebendo qualquer produto de qualquer loja para estar divulgando-as aqui, simplesmente, por experiência própria estou escrevendo lojas em que confio e que são especializadas nessas técnicas, segue:

Meu Cabelo Natural - http://www.meucabelonatural.com.br/


Dermabox Cosméticos - http://www.dermabox.com.br/


Casanostra Cósmeticos - https://www.casanostracosmeticos.com.br


Meu Cabelo Lindo - http://www.meucabelolindo.com.br/



Bom, espero que tenham gostado,

Qualquer dúvida, sugestão, crítica, elogio deixe seu comentário abaixo e assine a Newsletter para receber todas as novidades que rolam por aqui!

Beijos e um abraço,

Até a próxima ;)







quinta-feira, 28 de julho de 2016

DIY: Máscara Crescimento Capilar da Gringa II

Oi, Oi pessoal!

Hoje é dia de falar sobre Crescimento Capilar. Vou mostrar a receita, os ingredientes necessários, o modo de preparo e o modo de uso e também após a explanação irei deixar o vídeo caso vocês queiram ver a integra do que estou dizendo.


d

Máscara para Crescimento dos fios

Ingredientes:

- Canela em pó (3 col.)
- Água filtrada (5 á 8 col.)
- Mostarda (2 col.)

Modo de preparo:

- Em uma vasilha de plástico limpa adicione a Canela em Pó, a Mostarda em pó e 5 colhes de água, em seguida vá mexendo com uma espatula até formar um creme de consistência heterogênea, caso seja mais necessário para conseguir tal consistência acrescente mais água.

Modo de uso:

Com o cabelos sujos antes de lavagem, aplique na raiz dos cabelos a mistura, como se estivesse realizando um Detox com argila verde ou branca. Aplique a partir do couro cabeludo, não aplicar no comprimento dos fios.

Deixe agir de 15 a 35 minutos, enxague e realize sua rotina capilar de preferência.

Faça o processo de 1 á 2x na semana. Importante lembrar que para os ativos da Canela e Mostarda surtam efeitos, é necessário dar uma pausa após 2/3 meses de tratamento, afim de descansar o couro cabeludo. Pois pode ser que com o uso repetitivo de certo tratamento, o mesmo perca seu efeito.

Vídeo para inspiração:




Bom meninas/meninos,

Caso tenha testado voltem aqui e contem de suas experiências, irei começar o tratamento e conto a vocês os resultados.  Qualquer dúvida, sugestão de posts ou resenhas, só deixar comentários abaixo.

Um abraço e até a próxima,

;)



domingo, 24 de julho de 2016

DIY: Máscara capilar das gringas I

Oi, Oi pessoal!

Muito inspirada venho novamente postar para vocês algumas receitinhas maravilhosas que vai com certeza salvar a vida de qualquer cabelo, cacheado, ondulado!


Vamos então ao DIY (Faça você mesmo) uma Máscara Capilar ou Condicionador profundo


Para começo muito dos vídeos que assisti das gringas, percebi que elas utilizam essa mistura com o cabelo seco, ou seja, antes de lavar, nesse caso essa máscara capilar ou condicionamento profundo pode ser utilizado como Pré-poo ou pode também ser usado nos cabelos úmidos após ter aberto as cutículas com o Shampoo afim de que os ingredientes sejam mais absorvidos.

Muitas das gringas utilizam essas misturas semanalmente, de uma á duas vezes na semana, como fazendo parte de sua rotina capilar.  Depois de mostrar para você a receita e também o modo de preparo, irei deixar os vídeos abaixo afim de que vocês acompanhem também caso tiver interesse. Eu traduzi as receitas e irei lhes ensinar!


Vamos para a primeira receita;

Receita I

- 1 Abacate
- 1 Col. de Mel orgânico
- 1 Col. de Azeite de Oliva Extra Virgem
- Algumas gotas de Óleo essencial (Alecrim, Jaborandi ou e de sua preferência)

Modo de preparo e uso: Misture tudo e aplique nos cabelos secos (Para pré-poo) ou úmidos como máscara capilar). Use uma touca térmica ou plástica, aguarde de 15 á 30 minutos.


Opção II

- 1 Ovo inteiro
- 1 Abacate inteiro (Só a polpa) 
- 1 Banana inteira (Sem a casca)
- 1 Col. de Mel orgânico
- 1 Col. de Azeite de Oliva Extra virgem

Modo de preparo e uso: Misture tudo e aplique nos cabelos secos (Para pré-poo) ou úmidos como máscara capilar). Use uma touca térmica ou plástica, aguarde de 15 á 30 minutos.


Opção III

- 1 Abacate inteiro
- 1 Ovo inteiro
- 2 Col. De Óleo de Coco
- 2 Col. De Óleo de Rícino ou Óleo de Gergelim


Modo de preparo e uso: Misture tudo e aplique nos cabelos secos (Para pré-poo) ou úmidos como máscara capilar). Use uma touca térmica ou plástica, aguarde de 15 á 30 minutos.

Opção IV (Minha preferida <3)

- 1 Ovo inteiro
- 1 Condicionador Hidratante (Seu preferido e + hidratante)
- 3 Col. De Maionese
- 2 Col. De Óleo de Coco
- 1 Col. De Mel


Modo de preparo e uso: Misture tudo e aplique nos cabelos secos (Para pré-poo) ou úmidos como máscara capilar). Use uma touca térmica ou plástica, aguarde de 15 á 30 minutos.

Agora contando alguns benefícios de cada ingrediente citado: 
Maionese - Ajuda a equilibrar o Ph dos fios por conter vinagre e suco de limão na sua composição.

Mel - Contém Ceramidas o que auxilia na reconstrução dos fios, de sua carga proteica perdida.

Óleo de coco: Super nutritivo, rico em vitaminas, lipídios e ação antibactericida. Nutre, confere brilho e hidratação.

Ovo - Rico em proteínas e gordura, ajuda a recuperar as madeixas, além de conter enzimas bactericidas que é benéfico para quem sofre da oleosidade excessiva.

Abacate - Rico em Vitamina A, B e E, confere brilho, nutrição e maciez aos cabelos.

Azeite de Oliva - Rico em ácdios graxos monoinsaturados, Vitamina E e antioxidantes que auxiliam o crescimento do cabelo.

Banana- Contém Vitamina A, B6, C, Vitamina E, Zinco e Ferro. Suaviza o cabelo e combate a elasticidade, também previne o surgimento das pontas duplas. 

Outros ingredientes como Canela e mostarda irei explicar no próximo Post com máscara capilar para o Crescimento dos fios.

Abaixo os vídeos como prometido das gringas inspiração!










 Espero que testem e me contem como foi o resultado, deixe seu comentário aqui, dúvidas, sugestões de novas receitas, resenhas!

Um abraço e fiquem com Deus.

Até a próxima :)





sábado, 23 de julho de 2016

Pré-poo ou melhor; Antes do Shampoo

Oi, Oi, pessoal.

Vim trazer um post sobre o Pré poo (Poo em Inglês significa Shampoo) essa técnica consiste em utilizar alguma receitinha ou Óleo 100% vegetal antes de usar o Shampoo (Com o sem sulfatos fortes, ou fracos).
Agora pode surgir a pergunta, de o por quê ter que usar antes do Shampoo, bom, o Shampoo como abri as cutículas do cabelo, dos fios, acaba deixando eles mais expostos, podendo até ressecar, por ser propriamente o Shampoo um produto para realizar a limpeza do couro cabeludo. Muitos Shampoos ainda no mercado possuem tais componentes como Sulfatos fortes: Sodium Laureth Sulfate, Sodium Lauril Sulfate, Sodium Myreth Sulfate, Ammonium Lauryl Sulfate, esses componentes entre outros que você pode encontrar em: (Caso você seja adepta as técnicas de Pouco Shampoo ou Nenhum Shampoo) Acesse a lista completa!

Bom, continuando, esses componentes podem realmente ressecar muitos os fios, principalmente para as pessoas que possuem cabelos cacheados, encaracolados ou ondulados, como curvaturas de fios que vão de 2A á 4C.  Eles realmente por natureza estão propício a terem as madeixas mais ressecadas por conta da oleosidade natural do couro cabeludo que não chega até as pontas, ou metade do cabelo. O Pré poo visa então para que os cabelos não sofram tanto com agressões como Shampoo ou até a água morna ou quente não danifique tantos os fios, pois eles estarão "protegidos" por uma capa de óleos e ativos naturais que visam promover nutrição e hidratação e até reconstrução como no caso do Mel que irei contar a vocês.

Opção 1

- 4 colheres de Azeite 100% extra virgem
- 3 colheres de Mel (puro, sem compostos)

Modo de preparo: Misturar os dois componentes e levar a banho maria de 3 á 4 minutos.
Modo de uso: Aplicar nas madeixas, mecha a mecha, massageando bem o cabelo.
Tempo de espera: de 15 á 30 minutos.

Opção 2

- Óleos vegetais como: Óleo de rícino (Mamona) ; Óleo de coco ; Óleo de gergelim, Óleo de Amêndoas.

Modo de preparo: Levar o óleo a banho maria de 3 á 4 minutos.
Modo de uso: Aplicar nas madeixas, mecha a mecha, massageando bem o cabelo.
Tempo de espera: de 15 á 30 minutos.


Bom, então vocês depois de esperarem o tempo de 15 á 30 minutos, façam de costume conforme a rotina de vocês, lavando com o shampoo, aplicando uma máscara de tratamento, e finalizando com o condicionador.

Espero que tenham gostado,

Um abraço e até a próxima!


;)


quarta-feira, 20 de julho de 2016

Minhas Vlogueiras/Blogueiras cacheadas preferidas!

Oi, Oi, pessoal! O tempo aqui está bem frio, e o dia bem desanimado, feito para ficar na cama o dia todo, assistindo alguns filmes ou então vídeos.. Para quem gosta de acompanhar indicações sobre tratamentos capilares, resenhas de produtos como cabelos, maquiagem, cuidado com pele e etc. Deve me entender, pois eu amo acompanhar pessoas que podem nos dar dicas, opiniões e abrir nossa mente para novas coisas!

 Vou fazer então hoje um Top List com 5 Vlogueiras/Blogueiras que eu mais gosto de assistir e que acompanho, e que me incentivaram muito, aumentaram a minha vontade de passar pela transição capilar depois de 8 anos de química (Relaxamento e Progressiva).

1.  Marii Morena (RJ)

Eu não sei se o nome dela é Mariana, ou Mariane ou escrito de outra forma, mas sei que adoro o jeito dela de falar, expressar e sua sinceridade quanto as produtos que testa, recebe. Ela também passou pela transição capilar e desde o começo já nós deixou acompanhar todo o processo.

Link do youtube :https://www.youtube.com/user/veganmariii

Link do Blog:  http://www.mariiimorena.com









2. Bruna Caixeiro ou Buh Caixeiro (RJ)

É um cacheada linda, ruiva, que também passou pela transição capilar e desde o começo esteve presente por toda sua transição capilar no Youtube, na qual caso queiram tem todos os vídeos lá, desde o começo, contando sobre sua história, sobre também "Verdades da Buh" que contam coisas que toda cacheada escuta, de uma forma muito engraçada.  

Link do Youtube:  https://www.youtube.com/user/buuhcaixeiro
Link do Blog: http://www.buhcaixeiro.com/


 



3. Nathany Sampaio (Tonta e Formosa) (ES)

É uma graça, sempre que vejo os vídeos delas dou umas boas gargalhadas, seu jeito descontraído de ser, passa informação de uma forma alegre e engraçada.  Também postou um vídeo contando sobre a trajetória de sua transição capilar, aliás contou sua história capilar desde que nasceu (1994) Vale conferir seus vídeos as que são ruivas, ou querem ser! 





4. Gil Vianna - Coisas de uma Cacheada

Aprendi muitas coisas com ela, sobre várias receitinha caseiras, cuidados com o cabelo, sobre valorizar-se, auto-estima, ela é uma mãe para todas as cacheadas! Adoro!!!!! 






5. Gabi Vasconcellos 

Gabi, o que falar da Gabi? Também é uma inspiração para quem está na transição, ou está curtindo seu pós Big Chop, pois também ela começou a gravar bem antes de passar pela transição, com vídeos ainda com cabelo alisado.  Sempre sincera nas suas resenhas!






Bom é isso aí gente, espero que tenham gostado, se quiserem mais indicações é só postar nos comentários!!

Um abraço e até a próxima. :)





domingo, 12 de junho de 2016

Resenha Dream Cream Lola Cosmetics

Olá, público!
Esta é a minha primeira postagem no blog que foi criado hoje por mim.... Venho com a proposta de poder contar um pouco das minhas experiências com alguns dos produtos que eu venho adquirindo ao tempo. E o post de hoje será de Dream Cream da Lola Cosmetics





A proposta da máscara é uma hidratação  nutrição, e sim os resultados que obtive com essa máscara foi mais uma hidratação, uma reposição hidrica, senti meus cabelos logo na aplicação desmaiarem, e também senti que a própria máscara trazia em si bastante água, ao passar nos fios parecia que eles estavam mais molhados.

Eu sempre deixo pouco tempo essa máscara no cabelo, nunca testei deixar ela acima de 15 minutos, pois pra mim ela é uma máscara de tratamento rápido. Muitas blogueiras usam ela até mesmo no banho, nos dias mais corridos que mandam um cuidado mais rápido....

Algumas fotos da minha máscara:





Agora a minha pontuação da máscara quanto a alguns quesitos:

Custo benefício: 8/10
Poder nutritivo: 7/10
Poder de reposição hidríca: 9/10
Consistência: 10/10
Cheiro/fragrância: 10/10
Compraria de novo: SIM!

A minha máscara não é de 150 gr, a minha máscara é de 450 gr comprei ela em conjunto com a Morte Súbita numa promoção da DermaBox Cosméticos, que é uma loja fofa, muito centrada no cliente... E vou deixar no final o link para vocês darem uma olhada, mas valeu super a pena. A minha pontuação de 8/10 para o custo beneficio vai pelo fato de haver uma máscara no mercado que tem os mesmos resultados e a mesma proposta de serem livres de sulfatos, parabenos enfim liberados para quem utiliza a técnica Low poo que é a linha de Cronograma Capilar da Inoar

A máscara de nutrição e hidratação da linha é maravilhosa, e o preço é bem mais em conta.... E ao invés de comprar ela talvez compraria alguma dessas abaixos:


Eu paguei cerca de 50,00 na máscara de Dream Cream e em uma máscara da etapa nutrição/hidratação da Inoar Doctor eu paguei 25,00... Tem a mesma quantidade de máscara, a mesma consistência e o mesmo resultado. Então vai de acordo com seu bolso também qual produto você vai levar.

Bom é isso, por hoje... E até a próxima.

:)